Actuação Comunitária

Num mundo onde as relações têm sido cada vez mais pautadas pelas redes sociais, o encontro presencial torna-se cada vez mais difícil e incômodo. Sabe-se notícias dos amigos de infância, mas não se sabe como fizeram quando seus filhos tiraram notas baixas, quando aprontaram na adolescência ou quando estiveram no hospital. Ouvimos falar que a mãe da vizinha tem Alzheimer, mas não sabemos quais são os desafios do dia-a-dia desta filha que também é mãe, esposa e trabalha fora. Não há tempo. O tempo encurtou e a vida nos distanciou, mesmo daqueles que vivem à nossa porta.

O encontro com outras pessoas torna-se uma arte, um dom precioso, algo a ser arduamente alcançado. Um dom, para ser desenvolvido, exige algumas virtudes. Perseverança, paciência, e acima de tudo, vontade. Querer estar com as pessoas, fazer questão de conviver. Quem faz? Quem deseja conhecer as pessoas? Quem quer ouvir suas histórias? Quem quer desafiar a si mesmo a deixar-se conhecer?

O que parece um mundo escuro, desconhecido e amedrontador pode ser a porta para um universo de surpresas incrivelmente enriquecedoras. Sabe aquela vontade de viajar para conhecer outras culturas? Sabe o desejo incontrolável de ver um filme ou ler um livro que o leve a outros mundos? Talvez este Santo Graal tão procurado esteja embaixo do seu nariz. Sim, ali bem pertinho, naquela roda de conversa que o andam a convidar para participar.
O mundo novo que parece morar numa outra dimensão pode-se abrir no instante em que coloca o ouvido à escuta da história da sua vizinha e sua mãe com Alzheimer.

Este é o convite da AMISAC. É o convite ao convívio, a estar junto numa roda de Terapia Comunitária Integrativa, numa vivência de Resgate de Autoestima, num mutirão para plantar couves, numa caminhada para reconhecer ervas aromáticas.

Não são muitos os nossos projetos. Quem muito abraça, pouco aperta. Os poucos que temos demandam muito de nós, por isso também fazemos o nosso exercício de incluir outras pessoas e por isto este convite chega até a sí.

Venha com os seus sonhos, suas ideias, seus dons. Venha com as suas dúvidas, suas hesitações, suas lamentações. Mas venhas. Quando chegares, vemos como se pode encaixar nas nossas. Quem sabe o quanto este puzzle pode crescer?



PROJECTOS

- Terapia Comunitária Integrativa - 1º Polo formador em Portugal (mais info: TCI PORTUGAL )

- Dia aberto do projecto da CSA Sintra ( dia de reunião da comunidade de associados a sustentar uma produção cuja colheita é dividida entre todos de forma igualitária + acesso a produtos especiais de confecção interna)

-Dia do Cuidado ( Dia no campo, em quinta de associados). Vamos fazer uma roda de TCI e vamos à horta, vamos também fazer um belo lanche e outros cuidados como escalda pés, massagens e outras terapias. Se as condições o permitirem acendemos a fogueira e cantamos todos juntos.