Criar uma Tribo Local

Uma tribo local é um pequeno grupo de associados que se ligam a um projecto que trabalhe com causas ambientais e comunitárias e que fornece um apoio às comunidades locais de associados, lhes permita promoverem os seus produtos e serviços no mercado online, aceder ao fundo perdido para dinamização das infraestruturas da tribo ou que a tribo possa fazer a ponte para os individuos/associados ligados. Formações e dinamicas locais são apoiadas e todos os produtos e serviços podem ser considerados. Todos os projetos têm um representante e podem contratar outros associados através da bolsa de trabalhos.

  A única exigencia para a construção de uma nova tribo (que pode já existir ) é que todo o  grupo sejam associdos, bem como consciencializados com os principios da Permacultura. Podem actuar na Cidade ou no Campo e todos atuamos juntos através do Mercado Online.

As tribos locais que se organizam no campo, normalmente organizam projetos de CSA ou de distribuição de alimentos ou produções próprias e caseiras feitas pelas pessoas e que depois podem comercializar entre sí nos eventos da tribo, deixar nos locais das tribos para que sejam distribuidos junto com os cabazes ou ainda vender no mercado online (com os beneficios todos que pode ter ( veja a página Mercado Online).


Normalmente as Tribos locais organizam-se num espaço em que é possível reunir pessoas e fazer alguma horta, mas podem apenas ser grupos de pessoas com outros talentos e que actuem em outros dos 7 pilares da Permacultura (7 pétalas). Todos são bem vindos para mostrar os seus talentos e vender no mercado online. Podem ser vendidas as actividades dos associados da tribo (consulta individual) ou mesmo as actividades conjuntas da tribo ( ex: formação na quinta em que todos os elementos da tribo têm participação e recompensa financeira pelas suas horas de trabalho. Veja os exemplos de serviços e produtos oferecidos pela tribo da Terrugem e como tem mantido a união associativa com a CSA local e as rodas de TCI.

Todos os directores de tribo ( pelo menos 2 associados a viver em conjunto no mesmo local onde a tribo se reúne) podem escolher a quantidade de serviços e produtos oferecidos no mercado online bem como são os responsáveis pela qualidade dos mesmos , bem como assegurar as dinamicas locais de apreço geradas entre os participantes.

Os associados vendedores (de serviços) no mercado online podem escolher estar ligados ou não à sua tribo local. São apoiados serviços com actuação exterior e nesses casos pode não fazer falta estar ligado a um grupo local. Ex: Consultas de coaching ou rodas de TCI ou formações...

A participação nas tribos locais permite aceder aos produtos feitos pelos membros ( e que podem ser comercializados com outros membros de tribos que estejam a comprar no mercado online. Permitem também aceder à CSA local, à bolsa de serviços de apoio local ou à bolsa de trabalhos locais.